segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

No Grão: música e azaração!

Por Clara Favilla

Por obra e graça da sempre musa do jornalismo brasiliense, Leda Flora Ramos, fui , em nome da Redação deste Blog, no final da tarde de ontem, domingo (30/01), ao No Grão Massas (comércio da QI 11 - Lago Norte, o que fica entre as duas pistas). Não para matar minha fome, mas pra conhecer mais uma roda de bambas do cavaquinho, violão, pandeiro e também sopros.


Leda é esta toda malandrinha ao meu lado, de azul e bijus, sem falar no copo de cerveja. As bebidas de No Grão são ótimas como em todo boteco que se preza. Geladas, no ponto. Mas depois das sete horas, acabam-se pastéis e salgadinhos e o que vem à mesa são pizzas daquelas bem assim mais ou menos.  Faça, como os  músicos,vá abastecido de biscoitinhos salgados e de uísque ou rum dos bons acomodadas naquelas garrafinhas achatadas de bolso que a gente vê em filmes americanos.


A maioria dos músicos é de gente aposentada que pode ficar por ali até altas horas nos sábados e também nos domingos.  Tocam e cantam em rodízio e há momentos que a a roda fica enorme, formada por vários grupos que costumam tocar em outros botecos da cidade.

Ontem estava assim: uma rodona. E rolou de tudo: de chorinho. bossa nova,  samba-canção. Quando sai tava rolando My Way. Sim, aquela imortalizada pelo The Voice, Frank Sinatra. E o público não é só de coroas não. A noite é mais dos jovens. Alguns/algumas coroas são bastante assanhados/as. E os jovens geralmente vão acompanhados.



Gente recomendo o programa. Me disseram que Pernambuco do Pandeiro, que acompanhou as andanças de Carmem Miranda e integrou o conjunto de Waldyr Azevedo, faz performances lá. Já perto dos 90 anos, chega acompanhado da filha e vai embora a um sinal de que está na hora de tomar os remédios.
Não faltou quem cantasse Nelson Gonçalves: A deusa da minha rua, Dilema e outras...
O organizador do espaço musical é Coqueiro (acima), dono de uma das primeiras oficinas mecânicas da cidade. Leda Flora informa que se mudou pra capital em 1961 e Coqueiro já era famoso com ferramentos e o querido instrumento.
Adoro cordas e percussão. Mas me estremeço com os metais. 
    - Coqueiro, faça o favor de apagar este cigarro!!! Agora!!!



Aqui, comigo, as grandes amigas e já fãs do Blog. Da esquerda para a direita: Leda Flora, Macao Goes (grande especialista em cultura popular) e Nira Foster.

Um comentário:

  1. E galera animada!! eu preciso ir qualquer hora. O problema é que meu marido viaja sempre no fim do domingo e sempre faço almoço dominical e depois do terceiro copo vou dormir e durmo, durmo, durmo!!!

    ResponderExcluir