domingo, 15 de maio de 2011

Para Memélia, cozinhar é liturgia, celebração!

Por Clara Favilla

Cai a tarde na Chácara da Porteira, em Brasília. Um pedaço do paraíso no final do Lago Sul, resultado do trabalho de uma vida da amiga querida, Ruth Scaff. O filho Daniel trata, agora, de fazê-lo rentável por meio de uma produção de orgânicos, hortaliças e legumes.

Foi um sábado delicioso com a turma do Café & Veneno e aderentes, nutrido pela mão poderosa da amiga Memélia no manejo das panelas. Foi um ensaio de despedida, a amiga retorna ao lar nos Estados Unidos. Mora em Orlando, num condomínio bem entre as "franjas da Minie", como definiu Ascanio Seleme e gosto de repetir.

Antes, faz palestra na PUC de Campinas, testemunha que foi de primeiros contatos com povos indígenas. Memélia andou a região do Araguaia a pé. Recita de cor nomes de rios, igarapés, pequenas cidades e povoados. Foi uma honra e uma benção tê-la tão intensamente conosco por mais de dois meses.

A dona do paraíso: Ruth, o filho Daniel e netos

A brisa de outono, no fim de tarde, prenuncia o friozinho da noite.  Daniel traz a sobremesa e o café para a varanda. O papo corre solto. Bem alimentados e nutridos na carne e espírito parece que ninguém quer ir embora. Aproveito para fazer mais uma caminhada em volta da casa e me colocar em estado de admiração com tudo o que é delicado e exuberante na natureza.

Quanta exuberância!
Encontrei vários pés de algodão
Delícia para passarinhos
Fartura de mamões

Flores abertas e em botões
Pássaro solitário
Delicadeza em lilás

Ruth, eu, Mariazinha e a estrela do almoço: Memélia

Daniel e Mariazinha

Olhá lá! Uma fogueira pronta para ser acesa!
Ô coisa  boa! Milho e maxixe...
Ricardo caprichou no pratinho
Cozido é comida agregadora, diz Memélia.
A costelinha trazida pronta por Mariazinha

No Cozidão, itens podem ser escolhidos,o que agrada a todos
O Cozidão maravilhoso foi um presente da Memélia aos amigos do Café & Veneno. Os preparativos para o almoço deste sábado começaram na tarde da sexta-feira, quando fui buscá-la na livraria Cultura da CasaPark, onde ela achou quase todos os livros que precisava sobre Mitologia.

Passamos no supermercado para comprar carnes e itens não produzidos na Chácara da Porteira. É uma delícia ver a paciência, o cuidado e o desvelo de Memélia no preparo de tudo que se propõe a fazer. Não rola nenhum stress e tudo funciona nos mínimos detalhes. Logo que chegamos em casa, carnes foram preparadas, temperadas, embaladas e colocadas na geladeira. Depois disso, ficamos conversando até quase três da manha.

Claro que acordamos tarde, mas em instantes tudo estava devidamente acomodado no porta-mala do carro. Confesso que sou um desastre nessas arrumações! Quando chegamos à casa da Ruth, precisam ver a felicidade de Memélia ao encontrar panelas de barro e de ferro, suas preferidas.

Enquanto o Cozidão ainda borbulhava e espalhava a coletânea de aromas que lhe é próprio, Memélia controlava a ansiedade de todos, colocando a nossa disposição parte da carne que ia ficando pronta e  banana frita. Isso mais as entradas e os pães especiais encomendados pela Ruth deixoram a espera pelo prato principal bem divertida e confortável.Um verdadeiro ritual, celebração!

Ricardo e Mariazinha: amigos pra sempre

Momento fofo!
A cozinha é sempre o melhor lugar das nossas reuniões
Nesta foto a Katita, que foi embora mais cedo

Muito carinho entre pães, frutas, verduras e legumes

Fotos acima foram feitas enquanto o cozido ficava no ponto
A primeira foto do dia.  Este post foi feito do fim pro começo, como as fotos saíram postadas. Era para ser o contrário. Mas daria muito trabalho inverter a ordem. Então, o texto se ajustou às imagens. Até o próximo encontro!

7 comentários:

  1. Que beleza a casa da Ruth, o cozidão da Memélia e o encontro dos amigos. Pena a amiga estar voltando para casa, mas é assim mesmo. O texto, como sempre, impecável e as fotos lindas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Clara, acho que conseguistes desvendar um dos meus segredos. Cozinhar, para mim, mesmo a comida do dia a dia, é um momento de celebração. É o momento em que nos aproximamos do divino porque o alimento é uma das formas de perpetuar a espécie. E quando se cozinha para amigos, o tempero se torna comunhão, fusão de carinhos.
    Cozinhar é, para mim, um ato de amor e por isso, essa celebração que conseguistes captar.
    Esse comentário é para agradecer todos vocês que me concederam momentos de pura felicidade.
    Memélia

    ResponderExcluir
  3. A tarde foi curta demais para aproveitar esse pedacinho de paraíso. Queremos um fim de semana inteiro, para dormir e acordar com o canto dos passarinhos Ruth... A Eco-casa é linda, agradável, e a horta maravilhosa. Parabéns e obrigada por nos presentear com momentos de muito prazer

    bjusss da Mariazinha

    ResponderExcluir
  4. A Cris indica e eu venho correndo ler. Parabéns pelo blog. Estou adorando acompanhar.

    ResponderExcluir
  5. Um grande beijo para os amigos da Cris Lopes que estão lendo e prestigiando nosso blog.
    Adoramos ter leitores.
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  6. Clara, obrigada pelo beijo. Sou amiga da Cris e ela tem divulgado o blog. Aproveitei para ler e gostei muito. Divertido, simpático. Muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Pois é seres queridos, você podem não entender mas a verdade é que não sei escrever pouco de jeito nenhum. Ou escrevo muito. Ou nada!
    E desde que li este post que tento comentar mas sempre engasgo e a voz,oooops - o comentário - não sai. Emoção...
    Gente, a vida é outra depois de encontrar vocês. Daqui, daí, do Rio e do mundão né Memélia linda?
    E este encontro aqui em casa então... Nossa, demorou mas valeu a pena. Valeu muito pessoas! Venha mais vezes Mariazinha. Sempre. Clara e Memélia vocês são queridas demais e..., É isso que dá. Fico assim. Sem palavras. 100 palavras? Não. Nâo deu isso não, viu? DEU?

    ResponderExcluir